Decapando até debaixo d'água (Local: Palhoça, SC; foto: L. Duran, 2008)

sábado, 31 de março de 2012

Cais do Mercado Municipal de São Francisco do Sul, SC

São Francisco do Sul é uma cidade conhecida pelo seu patrimônio histórico, incluindo aquele que é diretamente relacionado às atividades marítimas, como, por exemplo, o Museu Nacional do Mar, instalado nos prédios e pontes que pertenceram às empresas Carl Hoepcke, construídos nos primeiros anos do século XX.

 Um dos prédios do Museu visto a partir de um píer antes utilizado pelos vapores da Hoepcke.

Outro monumento bastante conhecido é o prédio do Mercado Municipal, construído nos últimos anos do século XIX. Do conjunto de estruturas relacionadas ao mercado destaco um pequeno, mas bastante singular, cais, registrado por mim no 'distante' ano de 2007.


Vistas gerais do Mercado Municipal.





 Diversos ângulos do cais anexo ao Mercado.


 Detalhes da construção do cais.

A despeito do singelo cais estar colado ao Mercado, sua características construtivas são bastante elaboradas para ter servido às atividades diárias de carga e descarga destinadas a um centro de comercialização de gêneros alimentícios e outros produtos de consumo  de produção local e/ou regional. Seria ele mais antigo que o Mercado? Teria ele sido construído para o embarque e desembarque de passageiros? Posteriormente, teria sido ele apropriado pelo Mercado para, por exemplo, o desembarque do pescado transportado por canoas?

Essas e outras perguntas poderiam ser respondidas tanto pela investigação de documentação primária, quanto por prospecções de Arqueologia urbana e subaquática. É, sem dúvida, um bom mote para novos trabalhos acadêmicos. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário