Decapando até debaixo d'água (Local: Palhoça, SC; foto: L. Duran, 2008)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Arqueologia de estaleiros: descobertas recentes & possibilidades no Brasil

Há pouco menos de dois meses postei links sobre a descoberta de um estaleiro no Cais do Sodré, em Lisboa. Eis novo link (embora para o padrão do e-tempo ele não seja tão recente):


É interessante destacar que uma das camadas da sub-base da carreira é composta por peças de embarcações reaproveitadas.

Mais ao norte, na península Limmo, Canning Town, Londres, foi revelado pelo licenciamento de uma ferrovia, um estaleiro mais recente, o  Thames Ironworks and Shipbuilding Company, cujas operações encerraram em 1912.
Nele foi construído o HMS Warrior, em 1861, o primeiro navio de guerra feito integralmente de ferro.
Mais informações nos links:



E aqui no Brasil? Haveria a possibilidade de localização de antigos estaleiros soterrados pelo avanço da linha de costa urbana? Sem dúvida!
No mês passado estive na ilha da Fumaça, em Vitória, no Espírito Santo e tive a oportunidade de tirar a foto que aparece em abaixo.

 



Provavelmente são os trilhos de uma antiga carreira de um estaleiro do século XX. Embora ela esteja parcialmente coberta por uma lage recente, outra porção dela, muito mais extensa, foi aterrada a bem mais tempo.
Esse é apenas um exemplo do que pode ser encontrado na interface terra/ água das cidades portuárias brasileiras. Então, vamos procurá-las!


Nenhum comentário:

Postar um comentário