Decapando até debaixo d'água (Local: Palhoça, SC; foto: L. Duran, 2008)

domingo, 27 de novembro de 2011

ArqueoDicas Sub: porto fluvial e estação de trem de Juquiá, SP

Estas fotos são de 2007, tiradas durante um levantamento de campo para o meu doutorado, do qual também participou o arqueólogo Leandro Duran. No final das contas não utilizei o material para a tese e já não é sem tempo divulgar o material para que outros possam eventualmente se inspirar em desenvolver trabalho na mesma linha.
As fotos são da estação ferroviária de Juquiá e do porto fluvial, anexo à ela. A estação fazia parte da Southern São Paulo Railway, ferrovia que ligava o porto de Santos a Juquiá e que ficou pronta em 1915.




Para quem quiser mais informações pode acessar o excelente site:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/juquia.htm

Essa ferrovia provocou uma inversão no eixo de circulação das mercadorias do vale do Ribeira. Ao invés da produção seguir do alto e médio Vale, por via fluvial, para o porto marítimo de Iguape, para depois seguir para o Rio de Janeiro, Santos ou Paranaguá (praças de comércio principais, com grande destaque para o Rio), os produtos do Vale passaram e ser encaminhados, por via fluvial, para Juquiá e de lá para o porto de Santos pelo trem, ocasionando uma perda de dinamismo do comércio de Iguape, que durante o século XIX havia sido uma importante praça de comércio marítimo. Trocando em miúdos, antes de 1915 os barcos desciam o rio carregados; depois eles passaram a subir o rio carregados.
Mas esse fluxo comercial não dependia somente da ferrovia. Era absolutamente vital uma ligação fluvial minimamente confiável entre Eldorado, grande produtora de arroz, e Iguape até Juquiá. E isso só poderia ser feito através da navegação a vapor realizada pela Companhia de Navegação Fluvial Sul Paulista.
E para que as mercadorias transportadas pelo rio chegassem de forma rápida e segura até o trem era necessário um porto que permitisse o transbordo dos produtos. Vale destacar que no caso do transporte de arroz não poderia haver contato do produto com a água, com risco de apodrecimento do mesmo.

 Escadaria que dá acesso ao rio Ribeira, vista a partir da rua da estação.

A escadaria, vista a partir da beira do rio.

 Peças para a amarração das embarcações.

 A estação, vista a partir do final da escadaria.

Um comentário:

  1. ola bom dia,eu me chamo michele e há 20 anos atras,eu brincava nesta estacão e mestas escadas,
    eu morava com minha mãe e irmão neste hotel ai atras da estação
    nossa como eu fui feliz ....
    beijos otimo trabalho....

    ResponderExcluir