Decapando até debaixo d'água (Local: Palhoça, SC; foto: L. Duran, 2008)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dicas ArqueoSub: navegação nos canais de Santos

Estas fotos foram tiradas em 2007. São do final do Canal 1, na confluência das avenidas Ana Costa, Pinheiro Machado e Rangel Pestana, próxima ao restaurante Almeida, ao colégio Cesário Bastos e à antiga garagem dos bondes.

Quando eu era criança, intrigavam-me as fotos do início do século XX que mostravam botes dentro dos canais, coisa absolutamente improvável para mim na Santos dos anos 1970 e 1980, quando os canais eram muitíssimo mais poluídos do que são hoje – diga-se de passagem que eles só são sujos por causa das ligações de esgoto clandestinas, antigamente muito mais frequentes. Eu não entendia a função de drenagem dos canais e, além disso, a aparência de cloaca deles desestimulava qualquer reflexão.

Com o passar dos anos e a melhora das condições dos canais foi ficando menos repulsivo caminhar ao longo deles, até que se tornou um passeio agradável, ou quase isso. De qualquer forma a salubridade relativa e a minha profissão foram fazendo-me juntar as peças do quebra-cabeça canais/navegação.

Uma das evidências está nestas fotos: escadas para acesso ao fundo do canal. São grandes as possibilidades de elas terem sido utilizadas para o acesso das pessoas a embarcações pequenas, talvez na maré alta, quando as condições de navegabilidade seriam melhores. Note-se que o característico guarda-corpo dos canais, cujo desenho é uma repetição do padrão “IOI”, impede o acesso às escadas, denotando que eles são posteriores às mesmas. Logo, as escadas já não tinham mais função à época da implantação desse hoje ícone urbanístico.

Na outra foto pode-se ver um piso de ladrilhos hidráulicos em meio à pavimentação recente, outra indicação de que o local tinha uma função hoje desaparecida.
Vale à pena consultar o site Novo Milênio para ver fotos e cartões postais de época que mostram o uso dos canais como vias de navegação. Há inclusive um cartão postal que mostra o mesmo local da foto aqui postada, em 1914.

http://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos023.htm

Finalizando, penso que um bom tema de pesquisa poderia ser o mapeamento e levantamento das estruturas arquitetônicas ligadas à navegação que ainda resistem nos canais de Santos... antes que alguém resolva propor novamente a cobertura deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário