Decapando até debaixo d'água (Local: Palhoça, SC; foto: L. Duran, 2008)

sábado, 29 de outubro de 2011

ArqueoSub dicas: Porto Ferreira, SP

Em 2006 passei por Porto Ferreira, cidade famosa por sua produção cerâmica. Na verdade eu estava a caminho de Ribeirão Preto e entrei em Porto Ferreira para ver se ainda existia alguma coisa do porto fluvial antigo, que funcionou em conjunto com uma ferrovia entre a década de 1880 e 1903. Minha curiosidade havia sido despertada por fotos antigas do livro de Adolpho Pinto, História da Viação Pública do Estado de São Paulo, publicado a primeira vez em 1903.
Qual não foi a minha surpresa quando vi que o porto, apesar de desativado a mais de um século, estava lá, bastante bem preservado, dentro de um parque municipal.
Na verdade, essa é uma das estruturas portuárias mais antigas do estado, juntamente com o porto Grande, em Iguape, o porto do Bacharel, em Cananéia, e o cais do Valongo, em Santos. E se pensarmos em portos para o café, os muros de Porto Ferreira são os mais antigos do estado.

 Fotografia do livro A Era do Trem (1999), tirada no início do século XX, mostrando a descarga das barcaças de café.

 Uma perspectiva 'atual', de ângulo aproximado ao da foto anterior.

 Outra foto do livro A Era do Trem: vapor atracado ao cais...

 ... antes da construção da ponte da ferrovia. Notar a escada aparentemente cortada pela cabeça de ponte.

No detalhe, visto de cima, uma das argolas de amarração das embarcações.

Boa perspectiva de pesquisa em arqueologia 'áquática' para o pessoal do interior do estado, sem sair das margens do rio Mogi-Guaçu.

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