Decapando até debaixo d'água (Local: Palhoça, SC; foto: L. Duran, 2008)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ArqueoSub Dicas: Barra do Itabapoana, RJ

Barra do Itabapoana é um distrito do município de São Francisco de Itabapoana. Como o nome sugere, fica na margem direita do rio Itabapoana. A margem esquerda do rio já pertence ao Espírito Santo.
Barra possui um pequeno, mas ativo porto pesqueiro, o qual remonta aos tempos coloniais, certamente. Digo isso em razão das evidências que o cercam, do patrimônio cultural materializado em suas ruas, nas margens do rio e na zona rural. Dentre elas se destaca uma que, possivelmente é a única remanescente do tipo no Brasil: um canhão de antecarga, enterrado no muro do antigo cais principal da localidade, que serve até hoje para a amarração das embarcações.




É um canhão inglês, provavelmente de calibre 12, e do tipo Armstrong, padrão que vigorou entre as décadas de 1720 e 1790 nas forças armadas do império britânico. No início do século XIX, milhares deles, já imprestáveis para as forças inglesas, foram vendidos para as marinhas e os exércitos da América do Sul, o que inclui o Brasil. Como resultado dessa distribuição maciça das peças de padrão Armstrong, muitas das cidades litorâneas do país possuíam, na década de 1820, pelo menos uma peça desse tipo para a defesa de seus portos.
Com a obsolecência desse armamento, ficava um problema: o que fazer com essa montanha de ferro que não poderia ser 'reciclada', em razão do excesso de enxofre em sua composição? Muitos foram jogados no mar, outros enterrados e alguns outros utilizados para a amarração de embarcações, pois seriam perfeitos para a tarefa quando parcialmente infincados no cais. Eu já havia visto fotos antigas com os canhões utilizados dessa maneira, mas julgava que esses arranjos hoje não mais existissem.
E o mais interessante de tudo: o canhão continua sendo utilizado para a amarração das embarcações! Isso sim é um bom exemplo do uso social do patrimônio arqueológico histórico! 

domingo, 25 de dezembro de 2011

ArqueoSub Dica para quem vai viajar para a Espanha

Clique no título da postagem para mais detalhes.

Exposição sobre artes de pesca andaluzes e as influências fenícias e romanas nela.

Novas ArqueoSub: naufrágio da era moderna localizado no Sri Lanka

Clique no título da postagem para detalhes.

Arqueólogos da Unidade de Arqueologia Subaquática do Sri Lanka localizaram vestígios de um naufrágio português ou holandês há 2 km da costa, aos 9 metros de profundidade.

ArqueoSub Dicas: porto de Registro, SP

Mais fotos de 2007, retratando outro porto que também não foi incluído na minha tese. Continuando pelo rio Ribeira, temos a cidade de Registro, onde existia igualmente um porto fluvial. Entretanto, diferentemente de Juquiá, o porto de Registro apresenta estruturas sofisticadas e relativamente modernas para o manejo de carga, feitas em concreto e equipadas com gruas mecânicas.





O porto fica em frente à fábrica de beneficiar arroz, construída em 1912 pela KKKK - Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha - uma sociedade colonizadora japonesa que funcionou até 1937. Os galpões da fábrica, tombados pelo estado em 1987, abrigam o Centro de Formação Continuada de Gestores da Secretaria de Estado da Educação e o Memorial da Imigração Japonesa.


Infelizmente, as estruturas do porto ficaram separadas da área restaurada da KKKK por um muro de contenção das enchente.